SMADT participa de Encontro do Consórcio de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, em Limoeiro do Norte

• 03/04/2019

Uma caravana caririense, formada pelo secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Territorial do Crato, Brito Júnior; o Secretário de Infraestrutura, e de Agricultura e Meio Ambiente de Farias Brito, Cícero Edmo e Pedro Bitú, respectivamente; e o Secretário Executivo do Consórcio COMARES – Crato, João Frutuoso, participou de encontro, nos dias 1º e 02 de abril, em Limoeiro do Norte, para tratar de assuntos dos Consórcios Públicos de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos no Ceará.

O objetivo foi discutir o consorciamento dos municípios para a gestão integrada de resíduos sólidos. O evento contou com participação do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte, da Secretaria das Cidades do Ceará e os municípios do Consórcio Público de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos - Vale do Jaguaribe (CGIRS – VJ).

Durante a caravana, foram realizados clicos de debates, palestras e visitação às estruturas físicas da Central de Resíduos e Centros de Transbordo de Resíduos de Limoeiro do Norte.

Programa Gestão Integrada de Resíduos Sólidos

A Secretaria das Cidades, associando desenvolvimento regional e saneamento básico, vem realizando uma série de ações para melhorar as condições ambientais e sociais dos municípios relacionadas à gestão adequada de resíduos sólidos, sendo este um dos maiores desafios para o desenvolvimento regional cearense.

Entre 2005/2006, a secretaria vem atuando para a implantação efetiva dessa política púbica. O programa tem o objetivo de criar condições para o estabelecimento de um sistema de gestão integrada de resíduos nos municípios que fazem parte dos consórcios CGIRS-RMS e COMARES-UL, tornando-se referência no Estado.

O Programa Gestão Integrada de Resíduos Sólidos atua em quatro eixos os quais necessitam de participação e envolvimento das prefeituras municipais beneficiadas e do consórcio: Infraestrutura; Assessoria técnica; Apoio institucional ao consórcio; e Planejamento e gestão municipal.