Origens da propriedade e as formas de resistências indígenas é tema do Projeto Alpendre Literário

• 21/03/2019

Com o objetivo de expandir o resgate histórico da Região do Cariri, a Prefeitura do Crato, através da Secretaria Municipal de Cultura (SECULT) e Biblioteca Pública, realizou na manhã de ontem, 20, mais um momento do projeto Alpendre Literário. O encontro recebeu alunos da Escola José Alves de Figueiredo, que lotaram o alpendre da SECULT, e contou com a palestra do advogado e historiador, Heitor Feitosa, que abordou o tema: A invasão branca do Cariri: origens da propriedade e as formas de resistências indígenas.

A palestra realizada por Heitor Feitosa, que também é Presidente do Instituto Cultural do Cariri (ICC), destacou a importância do conhecimento da própria cultura. “A ideia é implantar esse tipo de experiência para que venha despertar o resgate da cultura local, da memória e tradição. A grande maioria da nossa juventude é carente de conhecimentos históricos que marcaram nossa região”, frisou.

Segundo o Coordenador da Biblioteca Pública, Cícero Silva, o projeto Alpendre Literário tem o objetivo de aproximar a comunidade escolar da rede pública, através da biblioteca, que existe desde 1994, e que vem realizando atividades com o intuito de resgatar os importantes acontecimentos históricos da Região do Cariri. “Atualmente a biblioteca vem desenvolvendo vários projetos, como inclusão digital, contação de história, cursos de informática, básica para idosos, e vamos tentando desenvolver atividades com o intuito de dinamizar o acervo apresentando a Biblioteca Pública como um espaço de ensino e aprendizagem”, explicou Cícero.

De acordo com o gestor da SECULT, Wilton Dedê, o projeto é uma extensão do trabalho da biblioteca, que pretende levar os fatos históricos da região, empoderando os alunos com as histórias do Cariri. “A palestra de hoje trouxe para o conhecimento dos estudantes da rede pública, as formas como o Cariri foi povoado, sobre a invasão branca. Foi uma aula de história focada na Região do Cariri”, frisou Dedê.

O secretário destacou que está sendo feita uma importante reforma na Biblioteca Luiz Cruz, que estará incluída nos projetos realizados na secretaria, oferecendo cursos, oficinas e palestras para a comunidade.

O encontro contou também com a presença da Secretária Adjunta da Cultura, Clea Feitosa.