Profissionais do transporte escolar participam de momento de aprendizado e troca de experiências em Crato

• 18/03/2019

Temáticas como logística da gestão dos transportes, manutenção de veículos e boas práticas de direção e segurança no transporte escolar foram abordadas de forma dinâmica com a participação dos motoristas do transporte escolar da rede municipal cratense no intuito de melhorar cada vez mais os serviços oferecidos aos estudantes.

Aconteceu, na última sexta-feira, 15, na sala de formação da Secretaria Municipal de Educação do Crato (SME), um encontro de Educação Continuada com motoristas da frota própria da SME.

A Gestora da Educação Municipal, Germana Brito, saudou a todos, enfatizando a importância da função dos motoristas para o processo educacional do município, e deixou claro a alegria de receber os profissionais para um momento de aprendizado e troca de experiências.

A Secretária Adjunta de Educação, Tammy Alencar, desenvolveu uma dinâmica interativa e destacou o quão importante para o trabalho da logística do transporte dos alunos é a junção das competências técnicas com as habilidades humanas. “Presteza ao dirigir, comprometimento, empatia e solidariedade são ferramentas imprescindíveis para o desenvolvimento de um bom trabalho”, disse.

O momento teve a participação de 29 motoristas que puderam entender mais sobre a logística da gestão dos transportes e manutenção de veículos, com informações disponibilizadas pelo gestor da garagem municipal, Wendel Alencar. Durante as explicações, os motoristas interagiram por meio de perguntas e questionamentos, dissipando algumas dúvidas e obtendo o apoio necessário aos que necessitam.

O motorista Marcos Antônio Tavares participou do encontro e relatou ter tirado algumas dúvidas e entendido muitas questões. “Trabalho no caminhão da merenda escolar e sei da responsabilidade do ir e vir de forma correta. Somos parte dos profissionais responsáveis pela formação dos alunos”, destacou.

Após uma pausa para o almoço, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) e o Departamento Municipal de Trânsito (DEMUTRAN) apresentaram a temática “Boas práticas de direção e segurança no transporte escolar”.

Também participou do momento, Maristela Gonçalves, da Coordenadoria de Transportes da SME.

A gestão municipal tem ciência de que o acesso à escola e, principalmente, a oportunidade de atingir um grau maior de escolaridade, são fatores essenciais para o acesso ao mercado de trabalho e ao desenvolvimento da sociedade. Exigindo um nível crescente de qualificação e que dependem diretamente do transporte escolar.