Moradores de Ponta da Serra e Dom Quintino participam da III Pré-Conferência de Saúde

• 18/03/2019

Os preparativos para a X Conferência Municipal de Saúde, que será realizada em abril, continuam avançando com as pré-conferências nos bairros e distritos. Na última sexta-feira, 15, foi a vez dos distritos de Dom Quintino e Ponta da Serra discutirem a saúde municipal.

Ao todo, nove representantes de associações, profissionais da saúde, agentes comunitários, presidente de associações e a população de diversas localidades estiveram no encontro realizado no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Edvardo Ribeiro, na Ponta da Serra.

O Secretário Municipal de Saúde e vice-prefeito, André Barreto, acompanhou de perto as discussões dos usuários do SUS e destacou que a participação de um número expressivo de moradores faz com que o debate seja mais rico e que resulte em políticas públicas.

“A coordenação da conferência está organizando essas demandas, organizando a população através das associações para participarem do momento culminante. Essas demandas resultarão em propostas que nortearão a gestão nos próximos anos”, afirmou o gestor.

A Vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde do Crato, Sáskia Barreto, e a enfermeira Kyare Trezzi, representante das instituições privadas no Conselho, observaram que a pré-conferência teve uma participação expressiva da comunidade.

“A gente vê a participação expressiva em uma conferência dessa e a resposta para essa pergunta é buscar uma saúde melhor, um SUS de qualidade enquanto controle social”, observou, justificando uma das perguntas norteadoras: O que você enquanto cidadão, enquanto grupo social tem feito para buscar a saúde para sua comunidade?

Já a presidente da Associação de Desenvolvimento Comunitário de Dom Quintino, Rosa Gislândia, disse que o momento foi importante para apresentar demandas e construir de maneira coletiva a saúde municipal.

Na ocasião, esteve presente também a Secretária Adjunta de Saúde, Milenna Brasil.