II Pré-Conferência de saúde reúne gestão, usuários e conselheiros na localidade do Muriti

• 01/03/2019

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e o Conselho Municipal de Saúde do Crato (CMS) realizaram na manhã de ontem, quinta-feira, 28, na sede do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Muriti, a II Pré-Conferência do processo de elaboração para a X Conferência Municipal de Saúde, que acontece no próximo mês de abril.

Nesse segundo momento, estiveram reunidos membros do Conselho Municipal de Saúde, representantes de comunidades, de associações, e usuários que relataram desejos, dificuldades e anseios acerca de melhorias na saúde do município.

A vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde do Crato, Sáskia Barreto, deu início a conversação apontando para o conceito e a aplicabilidade do órgão, que tem como função primordial elaborar e controlar a execução da política pública da saúde. “Estamos aqui reunidos para ouvir as demandas, discutirmos estratégias, e assim, organizar um relatório que irá para a plenária da Conferência Municipal”, enalteceu.

O Conselho Municipal de Saúde possui responsabilidades tais como: monitorar a execução das ações na área da saúde, bem como participar da formulação das metas, entre outras.

Os participantes da reunião explicitaram algumas dificuldades relacionadas a logística, atendimento, humanização e acesso. “Precisamos de um Posto de Saúde na nossa localidade e de um melhor atendimento”. disse o representante da Associação dos Barraqueiros do bairro Nossa Senhora de Fátima, José Roberto Alves.

Contudo, alguns presentes fizeram questão de ressaltar pontos positivos nos quesitos diálogo, atendimento e compromisso, a exemplo da senhora Maria Divina, uma cratense que se diz muito agradecida para com o tratamento que recebeu da saúde municipal quando necessitou. “Tive uma doença grave, fui muito bem tratada e hoje estou aqui contando a minha história”, destacou.

O Presidente do CMS, George Mendes, deixou claro a todos que o papel do Conselho é fazer o elo entre a comunidade e a gestão.

O Secretário de Saúde, André Barreto, ouviu tudo atentamente, respondeu diversas indagações e ressaltou o compromisso do governo municipal em planejar, construir e desenvolver ações que promovam melhorias crescentes na qualidade de vida e saúde dos cratenses.

As pré-conferências seguintes serão no dia 15 de março, em Ponta da Serra; dia 22 em Santa Fé; e no dia 26, na sede do município, com a participação de todas as comunidades. E nos dias 8 e 9 de abril, acontecerá a décima edição da Conferência Municipal de Saúde, que traz como tema “Democracia e Saúde”.