Educação realiza Jornada Pedagógica 2019, promovendo a discussão sobre os desafios da rede de ensino e o papel dos gestores e professores na busca de resultados

• 15/02/2019

Na próxima segunda-feira (18), a Secretaria Municipal de Educação (SME) dá início a sua Jornada Pedagógica 2019, reunindo gestores, coordenadores e professores da rede municipal de ensino. A abertura oficial acontece às 8h, na Escola Profissionalizante Violeta Arraes, com a palestra “A Política Educacional de Sobral: Novos Desafios da Melhor Rede de Educação Pública do País”, com o professor Francisco Herbert Lima Vasconcelos, Secretário de Educação de Sobral.

“Esse é um momento ímpar com a vinda do secretário de Sobral. Estivemos lá, a equipe gestora da SME Crato, e conhecemos o diferencial da rede. Na tem como não dá certo. Então, convidamos todos os profissionais para participarem da jornada”, comentou Acilana Bitú, Coordenadora Pedagógica da SME.

À tarde, a programação é voltada apenas para diretores, coordenadores e técnicos da SME, com início às 14h, com a palestra Gestão Escolar e Acompanhamento Pedagógico no Desenvolvimento Cognitivo da Aprendizagem: O Papel do Direto e da Secretaria de Educação”, com o secretário Herbert Lima. Às 15h, a Professor Neir Rodrigues, da Superintendência Escolar da Crede 19, falará sobre “O Acompanhamento de Indicadores e o Papel do Gestor”.

Na terça e quarta-feira, as atividades são direcionadas aos professores. Na manhã do dia 19, os professores da Educação Infantil participarão da palestra “Propósito, Engajamento e Performance: Uma Reflexão”, às 7h30, com o Professor Taumaturgo Araújo, técnico da Célula de Desenvolvimento da Gestão Escolar da Seduc Ceará; e às 10h, “O papel do Professor da Educação Infantil na Promoção das Experiências Cotidianas”, com a Professora Dra. Clara de Paula, do Departamento de Educação da URCA.

Na tarde do dia 19, será a vez dos professores do Ensino Fundamental II e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Às 13h, terão a palestra “O perfil do Professor da Educação Básica na Contemporaneidade”, com o Professor Dr. Egberto de Melo, Pró-reitor da URCA; às 15h, “Propósito, Engajamento e Performance: Uma Reflexão”, com o Professor Taumaturgo Araújo.

No último dia, os professores do Ensino Fundamental I assistem, às 7h30, da palestra “Propósito, Engajamento e Performance: Uma Reflexão”, com o Professor Taumaturgo Araújo; e às 10h, “O papel do Professor na Promoção das Experiências Cotidianas da Educação Infantil”, com a Professora Tarciana Correia de Moura, Coordenada da CECOM da Crede 18.

O fechamento da Jornada Pedagógica acontecerá na quarta-feira (20), às 13h, na Escola Pe. Frederico Nierhoff, com diretores e coordenadores, com a palestra “Propósito, Engajamento e Performance: O Sucesso Como Resultado de Boas Perguntas”, com o Professor Taumaturgo Araújo.