Oficina de poesia prepara alunos da rede municipal para o II Encontro de Poesia no Gesso

• 22/01/2019

Com o objetivo de levar poesia para as escolas do município, o Colégio Municipal Pedro Felício Cavalcante, em parceria com o Coletivo Camaradas, será a primeira a escola municipal a receber oficinas preparatórias para o II Encontro de Poesia no Gesso.

A primeira oficina de poesia aconteceu na tarde da segunda feira, 21, na própria unidade de ensino, e contou com a mediação do pedagogo e poeta Alexandre Lucas. Segundo ele, a oficina tem o objetivo de abordar questões como processo criativo, poética do artista, expressividade e performance. “Pretendemos focar como público alvo estudantes de baixo rendimento escolar e pessoas que se interessem pela temática. Esta iniciativa busca, ainda, contribuir para a redução da vulnerabilidade social e promover o acesso ao livro e à leitura por meio de ações e atividades aliadas à temática da educação não formal, que usa como ferramentas a poesia”, disse.

De acordo com a diretora do Colégio Municipal, Tânia Santana, o projeto incentiva e fomenta a prática da leitura e escrita nas escolas públicas. “A poesia acrescenta um maior aproveitamento da escrita, leitura e literatura no ambiente escolar e apresenta o que se produz e escreve, trabalhando com ferramentas capazes de despertar no aluno inspiração e criatividade, manifestando-se na leitura, criação de crônicas e poemas, bem como melhorando o desempenho dentro e fora de sala de aula”, ressaltou a gestora.

Estão previstas outras oficinas nas escolas que compõe o Território Criativo do Gesso, como é o caso da EEF 18 de Maio, EEF Dom Quintino, EEMTI Estado da Bahia e EEMP Escola Violeta Arraes.