Equipe do Selo Unicef se reúne com educadores para definir ações de valorização da primeira infância

• 17/01/2019

A Prefeitura do Crato, através da Secretaria Municipal de Educação (SME), realizou na manhã da quarta-feira, 16, no auditório da referida secretaria, um encontro com técnicos, coordenadores da SME, creches, diretores de escolas da educação infantil, e professores para tratar sobre as ações de validação do UNICEF, que é a Primeira Infância Valorizada.

Entre os assuntos abordados foram apresentadas estratégias de planejamento para ações, como a Semana do Bebê, estratégias de fortalecimento de competências familiares para crianças em situação de vulnerabilidade, bem como, atividades de auto avaliação da educação infantil o INDIQUE/MEC definindo estratégias para a melhoria da educação infantil no município.

A articuladora, Sandra Maria Costa, apresentou os resultados sistêmicos e ações de validação a serem trabalhados destacando a realização da auto avaliação, que envolve as seguintes dimensões: avaliação da dimensão de planejamento, avaliação da dimensão de multiplicidade de experiências, avaliação da dimensão de interações, avaliação da dimensão da promoção de saúde, avaliação da dimensão espaço, matérias e mobiliário, avaliação da dimensão formação e condições de trabalho dos professores e demais profissionais, avaliação da dimensão de cooperação e troca com as famílias e participação na rede de proteção social.

A articuladora destaca que o encontro pretendeu espalmar sobre um diagnóstico de como se encontram as creches e escolas da educação infantil. “Vamos debater a valorização da primeira infância como prioridade nas ações de políticas públicas do município”, disse Sandra.

Além da equipe da educação, o encontro contou com a participação da representante da Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social (SMTDS), Luiza Maria Vieira.