SMADT apresenta resultados de 2018 do Viveiro Municipal de Mudas

• 09/01/2019

Cerca de 100 mil mudas foram produzidas e 27 mil mudas de 84 espécies diferentes foram distribuídas em 2018 pelo Viveiro Municipal de Mudas, equipamento da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Territorial da cidade do Crato.

O relatório descreve ainda quais as espécies e quais pessoas e instituições receberam as doações.

O viveiro é formado por um responsável técnico, um Coordenador de Produção, três viveiristas que realizam as atividades de Produção / Semeadura, Distribuição e Comercialização, Coleta e Aquisição de Sementes e Preparo do Substrato. E sua infraestrutura é composta por 50 canteiros em alvenaria com cobertura rústica (palhas) e a céu aberto, utilizados de acordo com a exigência de manejo das espécies cultivadas; dois reservatórios de água, sendo um com capacidade de 12.000 litros e outro de 3.500 litros; galpão de alvenaria para preparo do substrato; depósito para ferramentas e estoque de sementes; além de maquinários e ferramentas.

Conforme afirmou o secretário Brito Júnior, “o viveiro possui caráter permanente e destina-se a produção de mudas de espécies nativas e medicinais para atender ações de reflorestamento e arborização municipal, bem como o apoio ao pequeno produtor rural e a todos os demais membros da sociedade cratense, além de fornecer mudas para toda a região do Cariri e municípios fronteiriços do vizinho estado de Pernambuco”.

Distribuição em 2019
O gestor informou ainda que, durante o mês de janeiro, o equipamento municipal ainda dispõe de estoque de mudas para doação. É o momento de oferecer aos munícipes o acesso ao cultivo de diversas espécies, contribuindo para o fortalecimento das medidas ambientais do programa “Selo Verde”.

O protocolo para doação é de que cada pessoa tenha direito a 10 unidades de mudas de quaisquer espécies disponíveis. A partir da décima muda, para os que desejarem levar mais unidades, a secretaria recebe insumos para as mudas no valor equivalente a R$ 1 por cada uma.

Para garantir a doação, o interessado deve buscar uma autorização na sede da secretaria, localizada na Praça Cristo Rei, no Centro do Crato. Com o documento em mãos, as plantas podem ser recolhidas no Viveiro Municipal de Mudas da cidade, localizada no Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), no bairro Pimenta.