Prefeitura do Crato promove trabalho preventivo de poda de árvores para manter a segurança da comunidade

• 20/12/2018

Pensando na segurança da população e na estética da arborização das praças do município, a Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Territorial (SMADT), está, desde o início do mês de dezembro, realizando a poda das árvores, sobretudo de grande porte, existentes na cidade para evitar riscos na quadra invernosa.

De acordo com o gestor da SMADT, Brito Júnior, o trabalho vem sendo feito nas praças centrais e indo, através de mapeamento, para os bairros em busca das grandes árvores que correm o risco de quedas, e possíveis danos. “Fizemos um trabalho na Praça da Sé e nas demais centrais, estamos na Praça Alexandre Arraes (Quadra Bicentenário), também iremos até os bairros periféricos, a exemplo do Seminário. Organizaremos essa poda para prevenir e melhorar a tranquilidade dos moradores e transeuntes das localidades”, destacou.

Essas ações têm por principal objetivo manter a segurança da população, pois, em momentos de chuva com vento, o risco das árvores caírem aumenta bastante.

As situações em que a poda é necessária são: quando a muda é jovem, a fim de direcionar seu crescimento, denominada poda de formação; quando apresenta ramos secos ou doentes (com fungos e plantas parasitas, por exemplo), chamada poda de limpeza; e quando coloca a segurança de pessoas ou imóveis em risco, a fim de se prevenir acidentes, que é a poda de segurança.