Controladoria e Ouvidoria Geral capacitam servidores para atendimento em ouvidorias setoriais

• 17/12/2018

Nos dias 13 e 14 de dezembro, a Controladoria e Ouvidoria Geral do Município do Crato iniciou a capacitação dos servidores municipais que exercem a função de Ouvidoria Setorial em seus respectivos órgãos, tratando sobre "Orientação para o atendimento em Ouvidoria".

Conforme explicou Raphael Sobreira, ouvidor geral, a gestão municipal tem ampliado a participação da sociedade com o avanço das ações deste órgão. Um compromisso assumido no Plano de Governo do prefeito Zé Ailton Brasil. “A Ouvidoria faz parte dos pilares fundamentais dessa gestão, tornando-a participativa e transparente”, comentou.

O órgão municipal integra o Programa de Formação Continuada em Ouvidorias (Profoco) e o Programa de Fortalecimento das Ouvidorias (Profort), da Ouvidoria-Geral da União (OGU). A equipe foi capacitada junto à Controladoria Geral da União (CGU) e agora estão replicando junto aos servidores que exercem a função de ouvidor setorial.

Durante o encontro, Raphael explicou a estrutura, funções do ouvidor e perfil, além dos tipos de manifestação.

A sede da Ouvidoria está localizada na Rua Santos Dumont, no mesmo prédio da Casa do Cidadão. Com a capacitação dos servidores, os munícipes também serão atendidos nas secretarias municipais, pelos ouvidores setoriais.

Participaram representantes das secretarias municipais de Turismo e Desenvolvimento Econômico Sustentável, Meio Ambiente e Desenvolvimento Territorial, Segurança Pública, Educação, Cultura, Administração, Finanças, Procuradoria, SAAEC e Gabinete do Prefeito.

A Ouvidoria do Crato já comemora sua atuação e quer melhorar ainda mais o atendimento ao cidadão. O Crato foi o primeiro a efetivar a Ouvidoria Itinerante, durante a Expocrato 2017, destacando-se em todo o Estado. Para Raphael Sobreira, a palavra chave do atendimento público é empatia . “Sempre devemos nos colocar no lugar do usuário e agilizar o atendimento das suas demandas”, frisou.