Lançado em Crato, Programa de Aração de Terras dos Agricultores Familiares (PROARA)

• 10/12/2018

352 famílias, cerca de 2 mil pessoas, agricultores familiares cratenses e a confiança de dias melhores formam o conjunto proposto pelo PROARA, Programa de Aração de Terras dos Agricultores Familiares, idealizado pela Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos

O prefeito do Crato, Zé Aílton Brasil e o Secretário Municipal de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos, Zilcélio Alves, conduziram na manhã de hoje, segunda-feira, 10, o lançamento do Programa de Aração de Terras dos Agricultores Familiares (PROARA), que trará benefícios diretos a 2 mil pessoas e 352 famílias.

O lançamento reuniu centenas de homens e mulheres do campo em frente a sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do município do Crato, localizada a Rua Dom Pedro II.

O secretário Zilcélio Alves enalteceu a importância das melhorias significativas que esse programa vai proporcionar aos trabalhadores rurais cratenses. “O sindicato foi minha faculdade, hoje, estar aqui realizando o lançamento desse programa é extremamente importante, pois sei o progresso que ele trará”, destacou.

“Trata-se de um programa inovador que trará muitas coisas boas pra nós trabalhadores rurais, fico muito feliz em saber que a parceria com a gestão municipal vem dando tão certo”, ressaltou a Presidente do Sindicato dos Trabalhadores/as Rurais do Crato, Celiane David.

O programa será disseminado nas localidades: Brejo dos Muniz; Sítio São José; Sítio Santa Rosa; Santa Fé; Monte Alverne; Ponta da Serra; Dom Quintino; Campo Alegre; Belmonte; Bela Vista; Baixio das Palmeiras. Foram licitadas 450 horas/trator e será feita a gradagem (etapa de preparação do solo para cultivo agrícola posterior à aração) de 206,32 hectares.

Segundo a agricultora Pastora Maria de Morais, a Dorinha do Sitio Malhada, esse programa só vem trazer benefícios. “Nós trabalhadores recebemos esse programa com muita alegria, sempre fui muito bem recebida pelo pessoal da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos”, disse.

Para o Prefeito Zé Ailton Brasil, um dos compromissos da gestão é atender ao pequeno produtor procurando colocar em prática projetos que viabilizem avanços na agricultura local. “O Zilcélio tem a ciência necessária para gerir a pasta do Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos do nosso município, e desse modo vem trabalhando com foco no fortalecimento das ações da agricultura familiar”, enfatizou o gestor municipal que também enalteceu o trabalho com o “Caminhos do Crato” e a atenção especial que a infraestrutura terá em relação ao período chuvoso.

Após a solenidade de lançamento, foram disponibilizadas as entregas das sementes do Programa Hora de Plantar, bem como dos boletos do garantia SAFRA.

Também presentes no momento, o vice-prefeito e Secretário de Saúde, André Barreto, demais secretários municipais, os vereadores Tico da Serrinha, Pedro Alagoano e Antônio de Mano, o Presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Geraldo Pinheiro, e comunidade em geral.