Diretores das escolas municipais participam de formação sobre captação de recursos na Educação

• 06/12/2018

Com o objetivo de ampliar a captação de recursos para a Educação e potencializar os seus resultados, os gestores escolares do município participaram na tarde de ontem (5) de uma formação sobre captação de recursos na Educação, bem como prestação de contas e outras informações sobre os programas federais.

A formação, realizada pela Secretaria Municipal de Educação (SME), foi com o técnico Eder Carlos Dalberto, no auditório da secretaria. Ele aproveitou para destacar a importância desse momento. “A formação vem ao encontro que a SME está fazendo para apresentar projetos de captação de recursos junto ao Governo Federal, no Ministério da Educação. Foi necessário fazer um trabalho com os diretores escolares, já que são eles que fazem o diagnóstico da escola, para o município ser contemplado com as ações do PAR (Plano de Ações Articuladas).

Outro ponto importante foi o esclarecimento da prestação de contas de todos os programas que a escola participa.

Para a gestora Karine Feitosa, é um momento importante para todo o município. Ela conta que já tinha participado da formação e viu a necessidade de replicar com os diretores municipais. “Observamos a demanda e a necessidade de trazer para o município, considerando que somos um município grande e um número considerável de escolas. E o objetivo foi instruir melhor os gestores a cerca sobre de como gastar esses recursos federais, principalmente o PDDE que vem direto para escola”.

Como ela afirmou, muitas vezes, por falta de conhecimento técnico, os municípios deixam de receber investimentos federais. “A formação vem mostrar o que já trabalhávamos com a equipe em que não se faz Educação apenas na secretaria ou apenas na escola. Todos têm a responsabilidade, desde o preenchimento de uma matrícula, do Censo Escolar, dos dados, até na avaliação e monitoramento”, frisou.