Crato promove manhã de ações assistenciais em saúde no Dia Mundial de Combate à AIDS

• 04/12/2018

A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou no último sábado, dia 1º de dezembro, na Praça Siqueira Campos, uma série de atividades e promoção de serviços assistenciais em virtude do Dia Mundial de Combate à AIDS. O Secretário de Saúde do município, André Barreto, esteve presente. A Banda de Música do Crato também participou da ação.

De acordo com a Coordenadora da Atenção em Saúde, Deborah da Conceição, foram realizados 96 testes de HIV, disponibilizadas informações educativas em parceria com o SESC Crato, Arte Gay e Faculdade Estácio. “Foi um momento muito positivo, tivemos uma boa adesão da comunidade que portou-se de maneira participativa, oferecemos também aferição de pressão, e fizemos cadastros do Programa Crato Cuidando de Você”, destacou.

O Dia Mundial de Combate à AIDS é comemorando em 1º de dezembro, e tem por finalidade levar informação sobre a doença e diminuir o preconceito. A data foi escolhida pela Organização Mundial de Saúde e é celebrada anualmente desde 1988 no Brasil, um ano após a Assembleia Mundial de Saúde que fixou a data de comemoração.

A AIDS é uma doença causada pelo vírus HIV, geralmente por contato sexual desprotegido com pessoa contaminada, mas pode ser também transmitida por transfusão sanguínea e compartilhamento de objetos perfuro cortantes. Diferentemente do que muitos pensam, ser HIV positivo não é o mesmo que ter AIDS. A AIDS é o estágio mais avançado da doença, quando o sistema imunológico se encontra debilitado.

É de suma importância se prevenir com o uso de preservativos e fazer o teste para que possa se tratar caso precise. A Secretaria de Saúde do Crato estará promovendo mais ações durante o Dezembro Vermelho, o mês de conscientização sobre a AIDS.