Servidores participam de segunda etapa da capacitação em humanização no atendimento da saúde

• 27/11/2018

A Prefeitura do Crato, através da Secretaria Municipal de Administração, iniciou a segunda etapa da Formação em Humanização no Atendimento. A formação acontece até a próxima sexta-feira (30), no auditório do Senac, e conta com a participação dos servidores atendidos na primeira etapa.

Conforme explicou a Secretária de Administração, Águeda Duarte, “o curso evoluiu e, nesta etapa, contaremos com vários outros profissionais que trarão diversas reflexões para o dia a dia de cada um, mas o mais importante, será a incorporação desses conteúdos na prática diária de vocês na unidade que atuam. O conhecimento tem esse poder de transformação, então, com certeza vocês sairão desta formação com muito mais vigor para o atendimento da população”.

A segunda etapa será formada por cinco módulos: I – Relação Interpessoal no Atendimento ao Usuário, ministrado por Leandro Santos Bezerra, servidor e psicólogo, e Joseane Barbosa do Santos, formanda em Psicologia; II – Dilemas éticos a partir de experiências práticas, com o doutor em Filosofia Carlos Alberto Tolovi; III - Comunicação no Atendimento ao Usuário, com a servidora Adriana Maria Ferreira Pontes; IV – Mediação de Conflitos, com Rayane Pereira Bacurau; V – Liderança e Autodesenvolvimento, com Maria Águeda Brito Leite Duarte, administradora e líder coach.

A pedagoga e coordenadora da formação, Elisangela Nepomuceno, ressaltou a importância deste momento. “Será uma vivência rica onde os servidores trazem a bagagem do dia a dia para somar os formadores e toda equipe”. Além da explanação da teoria, a formação é coberta por dinâmicas e exercícios em grupo, para ilustrar a mediação de conflitos e adversidades diárias vivenciadas pelos servidores.

Esta formação faz parte de um plano municipal de capacitação gerado a partir da demanda apresentada pelas secretarias e servidores e, principalmente, dos usuários do serviço público. Entre os participantes, estão auxiliares de farmácia, agentes administrativos, porteiros, técnicos de enfermagem, coordenadores de recursos humanos, enfermeiros, fisioterapeutas, dentre ouros profissionais que estão diretamente ligados ao público, seja no atendimento médico, administrativo, marcação de procedimentos, dentre outros.