Município do Crato é representado em seminário de Planejamento Estratégico do projeto Vidas Preservadas

• 27/11/2018

O Ministério Público do Estado do Ceará promoveu ontem, dia 26 de novembro, em Fortaleza, o “Seminário de Culminância do Planejamento Estratégico do projeto Vidas Preservadas nos municípios”. O evento aconteceu no auditório da Procuradoria Geral de Justiça e contou com a participação da coordenadora da implantação do CVV em Maringá, Raquel Pinheiro Niehues Antoniassi, psicóloga e fundadora do Comitê de Prevenção e Posvenção* do suicídio da Secretaria de Saúde de Maringá, Paraná.

O seminário teve como público alvo técnicos, secretários municipais e representantes dos municípios participantes das capacitações do projeto.

Da Prefeitura Municipal do Crato participaram a Gerente de Saúde do Trabalhador e Educação Permanente da Secretaria Municipal de Saúde, Tatiane Pereira da Silva e a Psicóloga do Centro de Referencia de Assistencia Social (CRAS) Muriti, Bruna de Sá Esmeraldo, representando a Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social (SMTDS), que apresentaram o Plano Municipal de Prevenção e Posvenção do Suicídio.

Sobre o Vidas Preservadas

O Projeto Vidas Preservadas tem como missão contribuir para a prevenção do suicídio no Ceará, através da ação conjunta entre o MP e a sociedade. Para tanto, uma das linhas de atuação envolve capacitações, como o “Planejamento Estratégico do projeto Vidas Preservadas nos Municípios”. O objetivo central é sensibilizar e habilitar os gestores e técnicos municipais para criar comissões municipais e, em seguida, construir e aprovar o Plano Municipal de Prevenção e Posvenção* do Suicídio.

* Posvenção - Qualquer ato apropriado e de ajuda que aconteça após o suicídio com o objetivo de auxiliar os sobreviventes a viver mais, com mais produtividade e menos estresse que eles viveriam se não houvesse a ajuda.

São ações, atividades, intervenções, suporte e assistência para aqueles impactados por um suicídio completo, ou seja, os sobreviventes. É uma ferramenta reconhecida mundialmente como um componente importante no cuidado da saúde mental dessas pessoas.

Sobreviventes são todas as pessoas afetadas por um suicídio: pais, filhos, irmãos, familiares, amigos, etc.