Saúde do Crato capacita profissionais em novo sistema de informação do programa nacional de imunização

• 05/11/2018

A partir do dia 1º de janeiro de 2019, o módulo API-WEB (Sistema de informação online de avaliação do programa de imunizações) será desativado. A partir de então será utilizado um novo sistema, o SI-PNI (Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização). Nesse contexto, para que o registro das doses de imunobiológicos aplicadas sejam feitas em tempo hábil, sem atrasos, a Secretaria Municipal de Saúde do Crato (SMS) já iniciou o treinamento desse novo sistema com técnicos e enfermeiros das unidades de saúde.

De acordo com a Assessora Técnica da Imunização da SMS, Renata Brito, já foram capacitadas 16 das 34 equipes. Treinamento no qual, começou no início de outubro.

O objetivo fundamental do SI-PNI é possibilitar aos municípios que usam o programa, uma avaliação dinâmica do risco quanto à ocorrência de surtos ou epidemias, a partir do registro das aplicações e do quantitativo populacional vacinado, que são agregados por faixa etária, em determinado período de tempo, em uma área geográfica. Por outro lado, possibilita também o controle do estoque.