Conselho Gestor da Praça CEU define calendário de oficinas e formações

• 30/10/2018

No próximo dia 7 de novembro, tem início a etapa de formação dos gestores da Praça Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), instalada no bairro Mirandão. O Núcleo Gestor é formado por representantes dos bairros atendidos pelo equipamento (Mirandão, Muriti, São Miguel e Vila Lobo), da Prefeitura Municipal, do Serviço Social do Comércio (SENAC) e da sociedade civil organizada.

A formação, de responsabilidade do SENAC, iniciará com uma Oficina de Sensibilização, ministrada pelas instrutoras Carla Hérica e Cleuma Barbosa, totalizando 4 horas/aula.

No dia 9, inicia o Curso Dinâmica de Grupo e Estratégia de Motivação, com total de 20 horas/aula. No dia 13, inicia o Curso de Desenvolvimento Comunitário, que totalizará 40 horas/aula. E no dia 14, acontecerá a Oficina de Gestão Compartilhada.

Serão vários finais de semana abordando os diversos temas. Por fim, os participantes participarão de uma Oficina de Grafite, com Wanderson Petrova, em data ainda a definir.

Um dos desafios do núcleo gestor é articular uma gestão compartilhada para que o equipamento atenda às necessidades das cinco comunidades e ainda, que as mesmas se empoderem do local para o cuidado e manutenção do mesmo.

Conheça a Praça CEU

Os CEUs – Centros de Artes e Esportes Unificados – integram em um mesmo espaço programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços socioassistenciais, políticas de prevenção à violência e de inclusão digital, para promover a cidadania em territórios de alta vulnerabilidade social das cidades brasileiras.

A gestão dos CEUs é compartilhada entre as prefeituras e a comunidade, com a formação de um Grupo Gestor, que fica encarregado de criar um Plano de Gestão, e também conceber o uso e programação dos equipamentos.

Os centros contam com biblioteca, cineteatro, laboratório multimídia, salas de oficinas, espaços multiuso, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), além de pista de skate, quadra de eventos coberta, playground e pista de caminhada.