Casa de Acolhimento do Crato promove celebração da vida em parceria com o Senac Crato

• 22/10/2018

Na última sexta-feira, dia 19, na sede da Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social (SMTDS) do Crato, foi realizada uma comemoração especial, uma celebração de aniversário de 15 anos de uma menina assistida pela Casa de Acolhimento.

O momento, idealizado pela Coordenação da Casa de Acolhimento e gestão da SMTDS, teve como produtores apoiadores alunos do Curso Técnico em Eventos do Senac Crato.

Para a coordenadora da Casa de Acolhimento, Elivania Alencar, essas comemorações são de extrema importância para que o ambiente da casa torne-se cada vez mais acolhedor. “Celebramos sempre com muito afeto os aniversários dos nossos acolhidos, alguns com um pouco mais de destaque por conta dos significados das datas, a exemplo desse momento. 15 anos é algo emblemático para a grande maioria das meninas. Faz parte do nosso trabalho deixar o mundo deles cada vez mais seguro de amparo, de carinho e de segurança", ressaltou a psicóloga Elivania.

O profissional de decoração, Rafael Silva, que junto de Kelma Bezerra e Junior Silva representou a turma de Técnico em Eventos Senac, relatou que participar de um momento como esse é muito gratificante. "Quem trabalha com eventos, pode vivenciar a alegria dos outros através de sonhos que se realizam, esse foi muito especial, foi uma honra participar, gestos como esse nos tornam pessoas melhores", destacou.

A gestora da SMTDS, Edivania Costa, enalteceu o lindo momento, que, segundo ela, só trará boas recordações e ainda mais ânimo para o desenvolvimento do trabalho diário. “Tudo o que pudermos fazer para que a vivência dos acolhidos seja o mais próximo de um cotidiano em um lar, faremos. Realmente foi um trabalho incrível, realizado por meio da união e comprometimento de profissionais competentes e dedicados", disse.

Edivania ainda agradeceu o apoio de todos os profissionais envolvidos, SMTDS, Casa de Acolhimento, Senac e a presença do Juiz José Flávio Bezerra Morais.

A Casa de Acolhimento realiza um serviço de amparo provisório a crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social, cujas famílias ou responsáveis estejam temporariamente impossibilitados de cumprir sua função de cuidado e proteção.

As atividades ofertadas se fundamentam no atendimento integral à Criança e ao Adolescente, em uma dinâmica que se aproxime ao máximo do ambiente doméstico, familiar e comunitário, ficando assim o serviço responsável pelo bem-estar biopsicossocial da criança e do adolescente acolhido até que seja possível o retorno à família de origem ou colocação em família substituta.