Prefeitura do Crato adere à Agenda A3P de sustentabilidade na administração pública

• 17/10/2018

A Prefeitura do Crato, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Territorial (SEMATD), aderiu à Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), que é um programa proposto pelo Governo Federal, por meio do Ministério do Meio Ambiente, para promover a responsabilidade socioambiental e inserir critérios de sustentabilidade nas atividades da administração pública.

Na manhã da terça-feira, 16, a SEMATD iniciou a distribuição de bombonas para descarte dos materiais reutilizáveis nas secretarias e setores do município, que servirá para coleta de papel e lixo seco auxiliando os catadores da Associação de Catadores do Crato – AARC.

O gestor da SEMATD, Brito Júnior, destacou a importância do Programa A3P, que convida órgãos públicos a incorporar de forma voluntária princípios de sustentabilidade às práticas do poder público. “Esse programa reforça que a questão ambiental deve fazer parte de todas as atividades do nosso dia a dia. Essa é mais uma conquista da gestão, através da liderança do prefeito Zé Ailton Brasil que incentiva o descarte consciente”, ressaltou o secretário.

A adoção da A3P demonstra a preocupação do município em obter eficiência na atividade pública enquanto promove a preservação do meio ambiente. O projeto deseja implementar práticas de sustentabilidade dentro dos órgãos públicos. Evitar o desperdício é a principal bandeira da causa ambiental, o controle e a diminuição do uso de materiais de expediente, bem como o de água, energia e outros, procurando a busca pela excelência no consumo dentro do serviço público.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Territorial solicita aos parceiros que compõem a comissão da Agenda A3P que acompanhem todo o processo de distribuição e manutenção do projeto.