Crato Rosa: atendimentos noturnos continuam com o propósito de prevenção e cuidados

• 16/10/2018

Dentro da programação do Crato Rosa, que vem desenvolvendo uma campanha de prevenção ao câncer de mama e do colo do útero, a Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou ontem, segunda-feira, dia 15, na unidade de saúde Alcides Peixoto, no bairro Parque Grangeiro, atendimento noturno.

Na ocasião, além do atendimento preventivo, foram disponibilizadas informações em educação e saúde e distribuição de preservativos, palestra com a médica ginecologista e obstetra Dra. Marcela Alencar, onde foram tiradas dúvidas acerca da prevenção ao câncer de mama, do uso de preservativos, o que o Ministério da Saúde preconiza.

Para a moradora do bairro, Monaliza Carlos Freire, a ideia de disponibilizar o atendimento noturno para as mulheres foi muito importante, pois como ela, muitas não têm tempo durante o dia. “Poder chegar na unidade de saúde e conversar com profissionais, entre eles, médicos, enfermeiros, alivia nós que não temos tempo durante o dia para ir até uma unidade de saúde e fazer a nossa prevenção e outros exames”, disse.

A SMS almeja estabelecer uma comunicação efetiva, sobretudo com as mulheres no que diz respeito aos cuidados com a saúde, no caso específico da premissa do Outubro Rosa que é alertar para a importância de um diagnóstico precoce, o que aumenta de forma extremamente significativa as chances de cura.

Até o final do mês, os atendimentos noturnos irão continuar com o propósito de atender um número cada vez maior de cratenses.