Circuito de Corrida Geopark Araripe chega ao Crato

• 15/10/2018

Neste fim de semana, 13 e 14, o município do Crato recebeu a etapa do Circuito de Corrida Geopark Araripe, com as modalidades de Trail e MTB. O evento, organizado pelo Cariri Extremo, contou com parceria da Prefeitura do Crato, Geopark Araripe, Cajuína São Geraldo, Três Corações, Nossa Fruta, SAAEC, Faculdade Paraíso, Ótica Safira e Hotel Encosta da Serra.

Para a atleta Tatiane Salviano, “a prova estava bem sinalizada, bem marcada. A corrida só cresce. Esse ano, realizada toda dentro da chapada foi bem interessante. Vimos a participação maior de atletas de fora que vão levar a Chapada para sua terra. E quem é daqui também, que não conhece”, afirmou.

Além da infraestrutura de prova, o evento contou com todo o apoio da Secretaria Municipal do Saúde, com a disponibilização de equipes de saúde, composta por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e motorista, para atendimento aos pacientes. Uma ambulância e o microônibus também deram aporte a estas equipes.

As secretárias de Turismo, Meio Ambiente e Desenvolvimento Territorial, de Segurança e de Esporte e Juventude também participaram do evento, desde o seu planejamento, com suporte na divulgação, na inclusão da agenda municipal e na estruturação de todo o percurso.

Para um dos organizadores, o evento vem contribuir com a propagação da região e do Geopark. “o Geopark Araripe tem um papel, dentro de sua missão, de promover ou colaborar em eventos que mobilizem a comunidade dos territórios, seja cultural, artístico e também esportivo, procurando fortalecer as práticas saudáveis. E acredito que, através deste protagonismo, propagamos o projeto e a região”, comentou Nivaldo Soares, coordenador do Geopark Araripe.

“É de importância ímpar a gente estar realizando ações intersetoriais como estas, com as entidades que auxiliam no trabalho do meio ambiente na cidade. Dentro da gestão municipal, estamos prontos para apoiar todas as iniciativas que promovam o crescimento da região”, comentou o secretário de Meio Ambiente, Brito Júnior.

“Esse evento tem tudo a ver não só com a prática esportiva, mas com a proteção do meio ambiente. É um evento que se colocou um percurso de chapada e nós mostramos a importância de manter o nosso verde, divulgando nacional e internacionalmente as belezas que o Crato tem a oferecer”, frisou.

O secretário falou ainda que a prova se encaixa no planejamento municipal, coordenado pelo gestor Zé Ailton Brasil, dentro da ampliação do turismo municipal, bem como das práticas de proteção da Chapada do Araripe. “Já estamos com planejamento com a Flona e todas as secretarias para a melhoria das trilhas, instalação de lixeiras ecológicas e, em 2019, se Deus quiser, vamos implantar uma tirolesa para atrair ainda mais turistas na cidade. O prefeito já visitou o local e, muito em breve, a cidade terá este grande equipamento”, completou.

O evento contou também com a presença o Secretário de Saúde, André Barreto; Secretário de Turismo. Luís Carlos Saraiva; Secretário de Esporte e Juventude, Lamar Lima; e com a Coordenadora da Vigilância em Saúde do município, Arlene Sampaio.