Gestores e corpo técnico da Prefeitura do Crato participam do I Seminário Regional de Inovação na Engenharia Civil

• 26/09/2018

A Prefeitura Municipal do Crato (PMC) recebeu ontem, terça-feira, 25, o I Seminário Regional de Inovação na Engenharia Civil. O evento traz como temáticas a inovação e a sustentabilidade na área.

Pela manhã foram realizadas as palestras: “Inovação em processos de projeto com uso de BIM*” (Building Information Modeling), proferida pelo Engenheiro Francisco Gilvan Ribeiro - da Pessoa Engenharia e “Prática de Inovação na Indústria da Construção Civil: Catálogo de inovações, articulada pelo Professor Dr. Alexandre Araújo Bertini, da Universidade Federal do Ceará (UFC). As apresentações tiveram como público parte do Corpo Técnico da PMC, compreendendo a Controladoria e Ouvidoria Geral do Município (COGM), Secretaria de Infraestrutura (SEINFRA), e Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Territorial (SEMADT).

À tarde, aconteceu uma reunião com gestores da PMC para formação de parceria para projeto de pesquisa e desenvolvimento de implantação de uso do BIM na administração pública.

Para o gestor da SEINFRA, José Muniz, é de suma importância o Crato ter conhecimento de novas tecnologias modernas para desenvolver planos de melhorias para a cidade com inovação, economia e sustentabilidade.

Organizado pelo curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Cariri (UFCA), o I Seminário Regional de Inovação na Engenharia Civil tem como objetivo aproximar a comunidade e a universidade. A ideia é abordar novas práticas sustentáveis adotadas em obras inovadoras no Brasil e no mundo.

*A sigla BIM significa Building Information Modeling – Modelagem de Informação da Construção em português. Ou seja, o nome se refere ao processo que informatiza os projetos desde a concepção à construção