Audiência pública promovida pelo Selo Unicef e NUCA discute a importância do voto dos jovens

• 20/09/2018

A coordenação do Selo Unicef no município do Crato participou na manhã da quarta-feira, 19, na Câmara Municipal do Crato, da primeira audiência pública sobre consciência eleitoral, promovida pelo Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA), em uma ação encaminhada pelo UNICEF, através do projeto Saia do Muro.

A audiência teve o objetivo de sensibilizar a população jovem a participar ativamente do momento que o país vem passando, dando sua contribuição votando. A ideia é que mesmo não sendo obrigatório, o jovem entenda o quanto é valiosa a sua contribuição nas decisões políticas.

Segundo a articuladora do Selo Unicef, Sandra Costa, a audiência pretendeu melhorar o nível de consciência eleitoral dos jovens, mostrando que eles podem contribuir de uma forma mais relevante. “A discussão foi bastante salutar para o entendimento do voto dos adolescentes. Entendemos que para aumentar o cadastro de adolescentes eleitores no TRE, é necessário que eles participem, analisem e desenvolvam um senso crítico para que possamos avançar e melhorar as condições de vida do país”, frisou Sandra.

A abertura contou com a participação do Juiz da Infância e Juventude da comarca do Crato, Dr. José Flávio Bezerra; do assessor especial do Gabinete, Hermínio Brasil, no ato representando o prefeito municipal; Zé Ailton Brasil; do Presidente da SAAEC, Yarley Brito; do coordenador do projeto Nova Vida, Hermano José; do advogado Ricardo Aguiar; da articuladora do Selo Unicef, Sandra Costa; dos membros do NUCA e do mobilizador da Juventude, Pedro Lucas Jovino, que fez a leitura da carta aberta no início da audiência abrindo o debate.

Na ocasião, foi apresentada uma pesquisa realizada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que mostra a percepção dos jovens e o quantitativo de votantes adolescentes no Estado do Ceará.

Segundo o jovem Pedro Lucas, o apoio do atual gestor ao Selo e de uma forma especial ao NUCA, tem sido essencial para o processo de articulação e consolidação das ações e conquistas do Selo na atual edição.