Crato inicia segunda temporada de vacinação contra o HPV

• 20/09/2018

A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), comunica a população cratense que a segunda temporada de vacinação contra o HPV já começou, e para que crianças e jovens fiquem completamente protegidos é necessário tomar as duas doses da vacina.

Segundo a Assessora técnica da Imunização da SMS, Renata Brito, todos os postos de saúde do município estão com as vacinas disponíveis até o próximo dia 28. “Meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos devem ir até um posto de vacinação com documento de identidade e cartão SUS para tomar sua dose da vacina que protege contra o Human Papiloma Virus, ou HPV”, disse.

Os HPVs são vírus capazes de infectar a pele ou as mucosas. Existem mais de 150 tipos diferentes de HPV, dos quais 40 podem infectar a região genital e provocar cânceres, como de colo do útero, vulva, vagina, pênis, ânus e orofaringe, e outros podem causar verrugas genitais. Os principais vírus são combatidos com duas doses da vacina de HPV que estão disponíveis gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde.