Crato receberá a Secretaria Regional do Tribunal de Justiça do Ceará para atender o “Crajubar”

• 24/08/2018

O prefeito Zé Ailton Brasil esteve em Fortaleza, nesta quinta-feira, 23, com o presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Gladyson Pontes, para formalizarem o convênio para a instalação da Secretaria Regional Única do Crajubar, que atenderá às comarcas de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha. A solenidade ocorreu na sede do Tribunal, no bairro Cambeba, na capital.

O acordo consiste na cessão de um imóvel do Município para sediar a unidade judiciária até a realização da reforma no Fórum do Crato, onde funcionará em definitivo a secretaria.

A medida permitirá a padronização dos expedientes; especialização dos servidores; aumento da produtividade; redução da taxa de congestionamento de processos; e intimação eletrônica do Ministério Público e da Defensoria, entre outros benefícios.

O prefeito Zé Ailton afirmou que “a iniciativa beneficiará não só o Crato, mas a população de toda a região do Cariri que terá suas ações resolvidas de forma mais ágil e de forma muito mais rápida, quem ganha é a sociedade”.

Segundo o presidente do TJCE, a iniciativa, que deverá ser implantada até o final de setembro, irá “modernizar a atuação do Poder Judiciário na região, no que diz respeito à gestão administrativa das varas”.

Para o juiz Josué Lima, titular da 1ª Vara Criminal e diretor do Fórum do Crato, a implantação da secretaria regional possibilitará “um processo mais eficaz e mais eficiente com a padronização das atividades, promovendo maior celeridade, redução de custos e do tempo do processo”.

O gestor municipal também destacou a atuação da Câmara Municipal para a concretização do convênio. “Queremos agradecer a Câmara de Vereadores do Município do Crato, na pessoa do Presidente Florisval Sobreira Coriolano, por ter prontamente abraçado o projeto, junto com a Administração Municipal. Essa é uma ação que beneficiará o Município do Crato”.

Também estiveram presentes ao ato de assinatura do convênio o secretário de Administração e Infraestrutura do Tribunal, Moisés Costa, o Chefe de Gabinete, Fabiano Brasil, o Procurador Adjunto do Município, Renan Xenofonte, e o Assessor Especial da Prefeitura do Crato, Rondinele Brasil.