Crato desenvolve ações para viabilizar melhorias na cidade para os munícipes e turistas

• 22/08/2018

A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Territorial (SMADT), vem avançando na instalação de novos acréscimos em relação ao receptivo turístico local na Floresta Nacional do Araripe e na cidade como um todo.

De acordo com o gestor da SMADT, Brito Junior, o desenvolvimento dessas ações está sendo feito através de parceria com a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico Sustentável (SETURDES) e a Secretaria Municipal de Segurança Pública (SSP). “Estamos trabalhando junto a SETURDES com o projeto Domingo nas Trilhas, também aguardando um termo de cooperação do Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio) para que possamos projetar a instalação de um equipamento para investir no turismo de aventura no município”, explica.

Brito destaca que tal equipamento será uma tirolesa que é uma atividade esportiva de aventura que consiste em um cabo aéreo ancorado entre dois pontos, pelo qual o praticante se desloca através de rodas especiais conectadas por um anel metálico a uma espécie de conto de segurança. Tal atividade permite ao praticante a sensação de sobrevoar o terreno que passa por baixo, sem exigir esforço físico, trata-se de uma estrutura comumente usada em regiões montanhosas.

A SMADT se propõe também a revitalizar a ambientação do centro da cidade em parceria com a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), para que o comércio cratense possa receber melhor e mais adequadamente o seu comprador, seja ele da cidade ou turista, bem como se planeja para a revitalização das praças. “Ruas do centro da cidade já receberam iluminação de led, iremos viabilizar o projeto de arborização com a plantação de árvores já adultas, melhorando assim os espaços, bem como estaremos organizando a reforma das praças a exemplo da Sé, Alexandre Arraes e Antônio Pinheiro Esmeraldo”, disse Brito Júnior, que salientou que a partir de setembro, as atividades de planejamento e ações iniciam.

A gestão municipal tem buscado desenvolver projetos relacionados ao turismo, pois tem ciência de que o Crato é inegavelmente rico no que diz respeito a rotas de natureza ou cultural.