Saúde do Crato promove ação na Cadeia Pública em alusão ao Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais

• 24/07/2018

Em alusão ao julho amarelo, mês de combate às hepatites virais, o Governo do Crato, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e do Centro Municipal de Infectologia, realizou na última segunda-feira, 23, testes rápidos de Hepatite B e C nos internos da Cadeia Pública do Crato.

Segundo a Coordenadora do Centro de Infectologia, Patrícia Mendes, a ação foi realizada em alusão ao Julho Amarelo, onde a população carcerária está inclusa nos grupos vulneráveis para contrair hepatite B e C devido a superpopulação prisional e às precárias condições de saúde que contribuem para a disseminação dessas infecções.

O Centro Municipal de Infectologia presta assistência aos pacientes com DSTs HIV/AIDS e hepatites virais. Entre os grupos vulneráveis, estão profissionais do sexo, moradores de rua, usuários de droga, homens acima de 40 anos, pacientes que fazem hemodiálise e pessoas que foram hemotransfundidos antes de 1993.

A hepatite é um tipo de inflamação que afeta o fígado, comprometendo seu funcionamento e aumentando o risco de aparecimento de cirrose, câncer e outras doenças. 28 de julho é o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, a data foi instituída pela Organização Pan-Americana da Saúde em 2010 e visa a conscientização da prevenção, do diagnóstico e do tratamento das hepatites virais B e C.

No próximo sábado, das 8h às 12h, a Secretaria de Saúde estará realizando ação na Praça Siqueira Campos, em alusão ao Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais.