SECULT Crato realiza oficina sobre Noções de Preservação e Conservação de Documentos

• 12/07/2018

Você já procurou um documento e ao encontrá-lo percebeu que ele estava todo danificado e ilegível? Ou uma fotografia amarelada, mesmo você achando que estava bem armazenada? É que existem técnicas específicas para acomodar de forma correta cada tipo de documento, para garantir a conservação. Foi o que aprendeu a turma da Oficina “Noções de preservação e conservação de documentos”, realizada na tarde de ontem, 11, na Biblioteca Pública.

A oficina foi ministrada por duas bibliotecárias e mestrandas em Biblioteconomia, Alla Moanna e Gracione Batista. As duas com vasta experiência na área de preservação e conservação de documentos em equipamentos municipais.

Na oportunidade, a Secretária Adjunta da Cultura, Clea Feitosa, agradeceu a participação de todos, já deixando o convite feito para as próximas formações, e explicou que “a biblioteca, ligada à SECULT, está dinamizando essa parte de capacitações”.

Os participantes foram, na maioria, profissionais de bibliotecas e estudantes de Biblioteconomia, como Gilderlânia Félix, que está no segundo semestre do curso e já busca se aprimorar na área. “Procuro atividades complementares ao meu curso. Como ainda estou mais na parte teórica, a oficina vai me mostrar um pouco da prática”, comentou.

Dentre os muitos cuidados com a acomodação de documentos, estão: cuidados com o piso, com as estantes, iluminação, temperatura, umidade, poluição ambiental, insetos, dentre outros. “O uso de produtos de limpeza também é um agravante, mesmo nos móveis ou estantes”, alertou Gracione.