Ouvidoria apresenta principais resultados de atuação durante conferência

• 21/06/2018

Em tempos políticos tão exigentes de transparência, o Governo do Crato parte na frente na implementação de instrumentos que proporcionem a fiscalização das contas públicas e participação social, e obtém resultados positivos junto aos órgãos fiscalizadores do setor.

Esses foram os dados apresentados na última quarta-feira (20), no auditório da Prefeitura, pelo Controlador e Ouvidor Geral do Município, Otoni Lima Bezerra, durante a Conferência sobre Controle Social. Na oportunidade, foram lançados a Cartilha Transparência e Cidadania e o perfil da Controladoria e Ouvidoria na rede social Instagram.

Otoni Lima, durante sua fala, explicou a atuação da Controladoria e Ouvidoria e de como o município vem se preparando, nesta gestão, para cumprir com as leis de transparência. Para isso, implantou legislação própria e fechou parceria com a Controladoria Geral do Estado (CGE) e Controladoria Geral do Município de Recife, ganhando destaque em todo o Estado por ser um dos cinco municípios cearenses que aderiram ao Observatório da Despesa Pública.

“Atualmente, estamos atuando para cumprir os pilares da administração, que é a transparência, rigor e padronização dos processos. Trocamos sistemas de controle e participação social com o CGM Recife, temos melhorado o índice de transparência com a alimentação constante das informações no site, sejam financeiras, sejam das próprias secretarias. Tudo isso, a partir das parcerias”, comentou. “Em breve, vamos ter avanços significativos, trazendo a população para perto da gestão e de forma participativa”, finalizou.

O prefeito Zé Ailton Brasil falou do desafio posto para a equipe em implementar verdadeiramente a transparência na gestão municipal. Destacou também o trabalho da Ouvidoria, que tem trazido resultados positivos junto à população. “As vezes é preciso que a gente tome medidas amargas (como a cobrança dos impostos) para que a gente possa devolver em serviço para a população. E mostrando a aplicação desses investimentos, como foi o caso do Posto de Saúde Edite Mariano que inauguramos hoje. A obra já estava aprovada desde a gestão passada, mas compramos todos os equipamentos da UBS”, explicou o gestor. “Queremos uma administração transparente, voltada para a ética e com humanização no atendimento. Este é o caminho que estamos trilhando com essas ações”, frisou.

Cartilha e perfil

O assessor da Controladoria e Ouvidoria Municipal, Rafael Batista, seguiu com a apresentação da Cartilha Transparência e Cidadania, que será trabalhada com a população. Ele explicou que um dos caminhos será através da Secretaria de Educação, levando a cartilha para os alunos da rede municipal. “O objetivo é aproximar a população do poder público, de maneira transparente, participativa e com aprendizado, sabemos que os jovens são formadores de opiniões em suas casas”, afirmou.

A cartilha apresenta, de forma didática, conceitos de cidadania, formas de participação, leis, órgãos de controle municipal, estadual e da própria união, e descreve, ainda, a atuação da Controladoria e Ouvidoria do Crato, informando os canais de comunicação entre o poder público municipal e o povo.

Em seguida, Rafael Batista, apresentou o perfil da Controladoria e Ouvidoria do Crato no Instagram. “É o segundo município do Ceará a adotar uma rede social”, destacou. Quem quiser seguir, basta procurar por @cgmcrato.

Estiveram presentes no lançamento, o secretariado municipal, servidores e o Legislativo cratense representado pelos vereadores Antônio de Mano, Tico da Serrinha, Thiago Esmeraldo e Guri.