Nota de congratulação ao povo do Crato

• 21/06/2017
  • GP

O município de Crato, em festa, comemorará na próxima quarta-feira (21), mais um ano de criação, mediante decreto da Coroa Portuguesa, em 21 de junho de 1764. É um dos municípios do Ceará que reúnem um rico acervo histórico de 253 anos. Foi palco de diversos fatos históricos, como a adesão ao movimento revolucionário de Pernambuco (1817); a liderança da Confederação do Equador no Ceará pelos seus filhos, José Martiniano e Tristão Gonçalves (1824). É terra-mãe de ilustres personagens que compuseram a história do Ceará. A Princesa do Cariri notabiliza-se, entre outros motivos, por ser uma das cidades vanguardeiras do Nordeste brasileiro, não somente pelas páginas com que enriqueceu sua história política, como também pela projeção de seus filhos no campo das ciências, das letras e das artes. É uma terra conhecida mundialmente, por sua gente de feitos heroicos, biodiversidade exuberante e berço do 1º GeoPark das Américas: GeoPark Araripe, território UNESCO.

A URCA enaltece toda essa história de um povo de passado rico e com disposição para enfrentar novos desafios. Parabenizamos aqueles os heróis outrora a construíram, povoaram e a enriqueceram. Mas também parabenizamos os que diariamente cumprem sua missão, contribuindo assim com o seu desenvolvimento, buscando sempre novos projetos e aceitando o desafio de fazer o melhor, não desistindo e não perdendo de vista esperança. Não existem fronteiras ou limites para alcançarmos nossos objetivos.

Finalizamos com as palavras de um dos seus ilustres filhos, professor Raimundo de Oliveira Borges, quando homenageou o Crato, em 21 de julho de 1994 (DIA DO MUNICÍPIO): “21 de junho! Dia em que a cidade vagiu, cresceu e fez-se estrela para brilhar na constelação dos Céus da Pátria.”

Viva o Crato, Viva o povo do Crato!