Saúde do Crato tem 4 equipes contempladas com o Selo Bronze QualificaAPSUS

• 14/06/2018

O Governo do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), esteve presente, ontem, quarta-feira (13), na abertura do 1º Encontro Nordeste Saúde da Família (Enesf), no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. Esse encontro acontece até sexta-feira (15), e traz como tema a defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), que completa 30 anos em 2018, e da Estratégia Saúde da Família, implantada há 25 anos.

A abertura do evento, que contou com a presença do Governador do Estado, Camilo Santana, foi marcada pela entrega dos selos bronze do Projeto de Qualificação da Atenção Primária à Saúde – QualificaAPSUS Ceará para 147 Unidades Básicas de Saúde (UBS) de 88 municípios cearenses. O governador entregou cada selo aos representantes da UBS e parabenizou os esforços dos profissionais.

Recebem o Selo Bronze de Qualidade 2018 aquelas unidades de saúde que alcançaram os itens que visam garantir a segurança do cidadão e da equipe de trabalho. Posteriormente, acontecerão avaliações para as certificações dos selos Prata e Ouro.

As quatro equipes do Crato que foram contempladas com o Selo Bronze QualificaAPSUS 2018 foram: a Unidade Básica de Saúde (UBS), Verônica Maria Couto Pinheiro, que compreende duas equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF), Belmonte I e II; a UBS Dr. José Ribeiro da Cruz, ESF, Recreio e UBS Alcides Peixoto, do Parque Grangeiro.

“Essa certificação é de grande importância para a saúde do município tanto para as equipes que trabalharam bastante para obter êxito nessa premiação quanto para todas as outras equipes que se empenham diariamente para fazer um SUS melhor mesmo diante dos desafios”, destacou o técnico do Setor de Educação Permanente da SMS e preceptor da residência multiprofissional da Universidade Regional do Cariri (URCA), João Agostinho.

O Secretário de Saúde do Crato, André Barreto, presente no encontro junto da Coordenadora da Atenção em Saúde, Débora da Conceição e das equipes, ressaltou que a gestão municipal desenvolve um trabalho constante e crescente na busca pela melhoria contínua da qualidade no atendimento dos serviços em saúde. “Incentivamos muito nossas equipes a participarem e se empenharem. Das sete equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF) que foram inscritas e avaliadas, quatro foram contempladas com o selo, e as outras três chegaram bem perto. Trata-se de uma premissa da gestão municipal incitar a qualificação dos servidores da saúde”, disse.

André complementa que está sendo programado para o final do mês, o II Encontro da Atenção Primária do Crato, onde será lançado um programa municipal de fortalecimento da saúde criando premiações e reiterando o estímulo a melhoria dos profissionais.

Essa certificação aprova o processo de fortalecimento da Atenção Primária nos municípios, permitindo o reconhecimento perante o Estado, bem como incita as equipes a trabalharem cada vez melhor, para que o acesso a saúde seja resolutivo e eficiente.