Projeto Identidade Cidadão emite RG de crianças da rede pública de ensino

• 11/06/2018

Em uma ação voltada para a promoção da cidadania, alunos da rede pública municipal e estadual do Crato iniciam o processo de expedição da carteira de identidade com coleta de impressões digitais por biometria.

Durante toda a manhã da última sexta-feira (8), a Casa do Cidadão recebeu alunos da Creche Manoel Almino, que desenvolve o projeto “Identidade Cidadão”, em uma parceria com o referido equipamento, viabilizando a retirada do registro da carteira de identidade para as crianças de três a cinco anos.

De acordo com a diretora da Creche, Damiana Lima, o projeto tem o objetivo de garantir o acesso a direitos constitucionais e trabalha a importância da documentação para o cidadão. “Através dessa iniciativa, garantimos às crianças a emissão do primeiro RG, e trabalhamos atitude cidadã dentro da escola, através da parceria família/escola, escola/família”, explicou a gestora.

A Coordenadora da Casa do Cidadão, Lucivania Romualdo, comemora a iniciativa da creche que vem trabalhando a importância da cidadania. Segundo ela, é feito os agendamentos com as escolas e o serviço acontece toda sexta-feira, dia em que o expediente é interno, e o atendimento fica direcionado para os alunos da rede municipal e estadual. “Essa iniciativa tanto educa as crianças como também reforça a importância da documentação com os pais. A procura vem aumentando consideravelmente por parte dos pais, pois atualmente, essa documentação está sendo cobrada tanto pelo Bolsa Família, como por agências bancárias. Tem escolas agendadas até janeiro de 2019”, comenta.

A assistente social Luana de Andrade, mãe de um aluno da creche, ressalta a importância da documentação desde cedo e a atenção com a questão da cidadania. “Estou muito feliz por a escola ter esse olhar com as crianças, priorizando esse serviço através da parceria com a Casa do Cidadão, facilitando a nossa vida para a retirada do documento. Essa ação só vem a fortalecer o vínculo da família com a escola”, falou.

A Casa do Cidadão contabilizou, na sexta-feira, 8, 22 registros de crianças que compareceram acompanhadas do pai ou da mãe. A pequena Brenda Henrique, aluna do Infantil V, completou na última sexta-feira, seis anos e comemorou a aquisição do documento de identidade. “Gostei muito de tirar o meu documento e assinar meu nome”, disse a criança.