Semana do Meio Ambiente do Crato incentiva educação ambiental, coleta seletiva e reciclagem

• 05/06/2018

Adultos, jovens e sobretudo crianças estiveram presentes na manhã de ontem, segunda-feira, 4, junto ao prefeito Zé Ailton Brasil, na abertura da Semana do Meio Ambiente do município do Crato. A abertura contou com a participação de 15 escolas do município, onde os estudantes, animados pela Banda de Música Municipal, empreenderam uma caminhada que saiu da Praça São Vicente, percorreu ruas centrais e culminou na Praça Alexandre Arraes com apresentação da Banda de Música dos usuários da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).

Durante o percurso, os estudantes estavam acompanhados pelos professores, técnicos da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Territorial (SEMADT) e pela comunidade.

A Semana que esse ano traz a temática “Coleta seletiva – separando resíduos, preservando o ambiente”, acontece até o próximo sábado, 9, disponibilizando uma programação diversificada e educativa.

Segundo o gestor da SEMADT, Brito Júnior, o tema central da Semana do Meio Ambiente 2018 trabalha a participação dos alunos da rede municipal de ensino, onde aprendem mais sobre a coletividade na hora de cuidar do meio ambiente. "A participação das nossas crianças e adolescentes na programação desta semana vai contribuir para conscientizá-los em relação a questões ambientais, auxiliando assim na formação de cidadãos mais conscientes, que vão disseminar o que aprenderam nas suas famílias, bem como nos espaços que frequentam", destacou.

Para Mariany Pinho Lima, de 10 anos, aluna da Escola Aldegundes Gomes de Matos, a Semana do Meio Ambiente do Crato será muito proveitosa. “É muito importante aprender a preservar o meio em que vivemos, saber reciclar e reaproveitar é ajudar a salvar o mundo”, explicou.

O Coordenador Especial de Meio Ambiente da SEMADT, Henrille Silva, ressalta que a programação da Semana conta com o apoio das Secretarias Municipais de Educação; Saúde; Esporte e Juventude e do Departamento Municipal de Trânsito (DEMUTRAN).

A programação segue dessa forma:

Dia 05/06/2018- Terça-feira
Horário: 10h
Atividade: Evangelização no Abrigo de Idosos Jesus Maria José com os missionários da Comunidade Filhos Amados do Céu (FAC)
Público: Idosos do abrigo
Local: Abrigo Jesus Maria José.

Dia 06/06/2018- Quarta-feira
Horário: 07h30
Atividade: Visita a Unidade de Conservação Estadual e realização das seguintes atividades: palestra sobre educação ambiental, confecção e lançamento de bombas de sementes e oficina de reciclagem.
Público: Educandos das escolas municipais e APAE
Local: Parque Estadual Sítio Fundão

Horário: 8h
Atividade: Ação esportiva ambiental (ingresso uma garrafa pet)
Público: Alunos das escolas Álvaro Madeira e Liceu Diocesano de Artes e Ofícios.
Local: Areninha do Bairro Seminário

Dia 07/06/2018- Quinta-feira
Horário: 8h
Atividade: Mutirão sobre saúde ambiental e combate ao mosquito Aedes aegypti
Público: Comunidade do bairro Pinto Madeira
Local: Bairro Pinto Madeira

Horário: 8h
Atividade: Aula inaugural do curso modular de capacitação para docentes da rede municipal, com o tema “Meio ambiente e Território”.
Público: Docentes da rede municipal
Local: Geopark Araripe

Dia 08/06/2018- Sexta-feira
Horário: 18h30