Crato recebe oficinas pedagógicas de Saúde e Meio Ambiente promovidas pela Fiocruz

• 17/05/2018

A Prefeitura do Crato, por meio das Secretarias municipais de Saúde e Educação é parceira e participante ativa das Oficinas Pedagógicas de Saúde e Meio Ambiente, da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente(Obsma) que acontecem nos dias 16 e 17 de maio. A solenidade de abertura das oficinas, foi realizada ontem, quarta-feira, 16, no Auditório do prédio do Mestrado em Bioprospecção Molecular da Universidade Regional do Cariri (URCA). Na composição da mesa das autoridades, o Secretário de Saúde do Crato, André Barreto, a Secretária adjunta de Educação, Cirene Pereira, a coordenadora do evento, Professora Dra. Alissan Karine Martins, a representante da URCA, Professora Dra. Socorro Lopes e a Coordenadora Nacional da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente/ Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Cristina Araripe.

Na ocasião, os membros da mesa enalteceram a importância do evento, que traz as Arboviroses como tema em destaque, doenças causadas pelos vírus transmitidos por insetos e aracnídeos como dengue, Zika, febre chikungunya e febre amarela, provocadas pelo Aedes aegypti. “É de suma importância a participação do nosso município num projeto como esse, trabalhamos para firmar importantes parcerias que possam trazer mais informações e condições de melhorias nas questões de saúde, educação e meio ambiente, entre outras”, disse André Barreto, Gestor municipal de saúde.

Ao longo das Oficinas, os participantes receberão materiais pedagógicos produzidos pela Fiocruz, como o DVD do documentário "O mundo macro e micro do mosquito Aedes aegypti".

A enfermeira da Estratégia de Saúde da Família, da localidade cratense Baixio das Palmeiras, Keila Formiga, falou sobre a relevância das oficinas, sobretudo pela interdisciplinaridade. “Através de informações diversas, podemos ampliar os conhecimentos, buscando novas experiências e consequentemente concebendo soluções”, destacou.

A Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (Obsma) é um projeto educativo bienal promovido pela Fiocruz para estimular o desenvolvimento de atividades interdisciplinares nas escolas públicas e privadas de todo o país. Dentre os principais objetivos da Obsma, destacam-se o reconhecimento do trabalho desenvolvido por professores e alunos nas escolas e a cooperação com a divulgação de ações governamentais criadas em prol da educação, da saúde e do meio ambiente.