Projeto Família na Praça leva diversas atividades aos moradores do bairro Independência

• 14/05/2018

Crianças correndo no meio da rua, redescobrindo brinquedos como o pebolim, dama ou futebol de mesa. Uma cena que não vemos a algum tempo depois da expansão dos celulares nos lares. Enquanto isso, suas mães e avós participavam da aula de dança ou eram atendidas no posto de saúde. Essa é a visão de quem chegou para participar do Projeto Família na Praça, que no último sábado, 12, levou muitas atividades esportivas e de lazer para as famílias do bairro Independência.

A moradora Maria Gizélia de Oliveira, 64 anos, aproveitou a manhã para levar a família para aproveitar as atividades enquanto agendava um atendimento na Casa do Cidadão. Ela chegou com sua filha e os dois netos. A filha Jeiziane de Oliveira, 33 anos, disse que “foi muito bom, porque tem entretenimento para as crianças e ainda informa coisas novas”.

Coordenado pela Secretaria Municipal de Esporte e Juventude (SEJU), o projeto é intersetorial, integrando ações de diversas secretarias. “O nosso objetivo é proporcionar lazer às famílias cratenses nos finais de semanas, aproximá-las da gestão em meio a um ambiente saudável”, explica o Secretário Adjunto da SEJU, Henrily Rener.

O prefeito Zé Ailton também participou da manhã no bairro Independência. “Para mim esta é uma ação que foi muito bem desenhada pela equipe do Esporte, levando atividades de esporte e lazer para a população. Aqui as crianças têm um maior entrosamento com brincadeiras saudáveis. Tudo isso resulta em um congraçamento, na união entre as famílias e também com a gestão. Por isso este é um projeto que queremos expandir a cada dia para que as famílias cratenses possam ter espaço de lazer saudável para crianças e todos os seus familiares”, avaliou.

Além das atividades esportivas, a população teve acesso ainda à distribuição de mudas e Feira de Orgânicos; agendar atendimento na Casa do Cidadão; aulão de zumba; atendimento no Posto de Saúde José Ribeiro da Cruz, com vacinação, aferição de pressão, assistir à vídeos informativos sobre tuberculose, hanseníase, ações antimanicomial e de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes; atendimentos médico e odontológico; e ainda, a apresentação da Banda de Música Municipal.

Na oportunidade, o Departamento Municipal de Trânsito (DEMUTRAN) também realizou uma blitz educativa da Campanha Mundial Maio Amarelo, que visa a conscientização dos condutores em relação à segurança no trânsito. “É um momento de relembrar as medidas de segurança para motoristas e pedestres. Seguindo o Código Brasileiro de Trânsito, fazendo o uso correto dos itens de segurança e mantendo os veículos em boas condições para transitar, com certeza diminuiremos o número de acidentes e, consequentemente, de vítimas do trânsito”, alertou Jarbas Freire, Secretário Municipal de Segurança Pública.

A ação no bairro Independência contou com a atuação das secretarias municipais de Esporte e Juventude; Cultura; Meio Ambiente e Desenvolvimento Territorial; Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos; Saúde; Trabalho e Desenvolvimento Social e Segurança Pública. E contou também com a presença de representantes da comunidade e da Câmara Municipal.