Ações da III Semana do Bebê finalizam atividades semanais do CRAS Alto da Penha

• 14/05/2018

Na última sexta-feira, 11, os profissionais do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Alto da Penha finalizaram suas atividades semanais com a realização de ações da III Semana do Bebê. As gestantes e mamães foram recebidas pela equipe multidisciplinar, com uma palestra sobre os cuidados com os bebês de zero a seis anos, e ainda com ações de relaxamento.

Na oportunidade, Edivânia Gonçalves, Secretária Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social, acompanhou o início das atividades e pode avaliar a mobilização em torno do tema em todo o município. “Essa semana é de extrema importância para as famílias e para o município. É tanto que ela pontua no Selo UNICEF, é onde a gente vai trabalhar a conscientização dos pais para acolher o bebê e entender o nascimento de uma criança, sabendo que não é só colocar no mundo. Entender que não estamos tratando de mini adultos, mas de crianças que estão se formando, física e cognitivamente”, frisou.

Neste sentido, os profissionais do CRAS Alto da Penha explicitaram os principais cuidados que a gestante deve tomar. Uma sessão de relaxamento, coordenada pela psicóloga Ana Lívia de Oliveira Callou, mostrou que a gestante deve prezar por uma boa respiração e uma relação amorosa com o seu bebê, mestre ainda no ventre. Após a prática, a agente de saúde estagiária do Serviço Social, Regina Lemos, falou sobre a importância das mães realizarem o pré-natal corretamente, respeitando o número mínimo de consultas e garantindo o desenvolvimento saudável do bebê desde a sua gestação; de como é importante manter em dias as vacinas, da mãe e do filho; e ainda sobre a amamentação.

Sara Agostinho dos Santos, 32 anos e mães de dois meninos, confirma a importância da amamentação exclusiva dos bebês até os seis meses e conta que foi decisivo para a saúde dos seus filhos. “Eles só mamaram até os seis meses. Esse aqui (aponta para o pequeno Pedro Heitor) nunca adoeceu, como vejo outras crianças com diarreia e agora está com os dentes nascendo e vejo que ele não tem muita reação”, afirma.

Após o momento de informação, as mães participaram de sorteio de brindes e receberam um lanche especial.