CRAS Muriti realiza ações integradas na III Semana do Bebê

• 11/05/2018

Compondo a programação municipal da III Semana do Bebê, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Muriti realizou na tarde da quinta-feira, 10, uma agenda integrada, composta por oficina, palestra e atendimento na área de saúde e beleza para dezenas de usuários do equipamento social, em especial para as futuras mães, mães e avós.

A ação, articulada pelo CRAS Muriti, em parceria com o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) II e a coordenação do Selo UNICEF, contou com a palestra sobre os cuidados com os bebês desde a sua gestação e durante toda a primeira infância, a saúde do bebê, a importância do pré-natal e a alimentação de bebês, ministrada pela enfermeira Alana e pela nutricionista Paula Esmeraldo.

Para Joice Raiane Cavalcante, mãe de duas meninas, foi um momento de muita aprendizagem. Apesar da experiência com as duas crianças, ela afirma que sempre surgem dúvidas. “É sempre bom participar. Mesmo minha filha mais velha já ter três anos, as vezes fico insegurança com a de dois meses quanto aos cuidados”, disse.

Atenta durante toda a palestra, Ana Carolina Araújo, de 19 anos, aproveitou para esclarecer suas dúvidas quanto à proteção de Teodoro, que nascerá em breve. “Cuidei de minhas três irmãs, mas ainda acho que sei pouco sobre a proteção do bebê”, revela sua insegurança. Após a palestra, ela disse que fica mais confiante para cuidar de seu filho.

Já para a vovó Ana Palácio, usuária do CRAS Muriti há oito anos, este foi um momento de atualizar os conhecimentos quanto à alimentação de crianças e adolescentes. “Como acompanho meu neto desde a sua gestão, meu preocupo com a alimentação. Aqui aprendi a cuidar melhor dele. Hoje, ele tem uma alimentação super balanceada”, comemora.

As crianças e adolescentes também foram integrados na programação, participando de uma oficina de Origami, ministrada pelo guarda-municipal Mauricio Lopes, e de uma roda de capoeira, coordenada pelo Mestre Papaléguas. Além disso, foram oferecidos serviço de corte e escova, com os alunos do curso; e aferição de pressão arterial e teste glicêmico.

Jhenifer Lopes, Coordenadora da Célula da Proteção Social Básica da Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social (SMTDS), avaliou como um momento muito positivo, pois além de integrar as equipes do CRAS e do NASF, “foi um momento importante para a divulgação da importância dos cuidados com os bebês”.