Prefeito do Crato prestigia solenidade em comemoração aos 10 anos do Programa Mais PAIC

• 20/06/2017
  • SME

Em comemoração aos 10 anos de criação do Programa de Aprendizagem na Idade Certa (Mais Paic), o prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, juntamente com a Secretária de Educação, Otonite Cortez, participaram na manhã de ontem, 19, de solenidade promovida pela Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede 18) em alusão ao aniversário do programa. O evento aconteceu no auditório da Crede 18. Transformado em política pública prioritária do Governo do Ceará, em 2007, o Programa foi fundamental para a melhoria dos resultados da Educação dos alunos da rede pública de ensino. Na ocasião, os municípios que compõem a Crede 18 fizeram uma apresentação do êxito do programa em cada cidade. Por ser sede da Crede, o nosso município foi o primeiro a se apresentar. Pela cidade do Crato, a professora Solange Solon, da Escola Viturino da Costa Vilar, localizada no Sítio Malhada, pertencente ao distrito da Ponta da Serra, apresentou o Projeto Centopeia. Segundo a docente, o projeto tem por objetivo desenvolver o hábito da leitura, alfabetizar as crianças até o 2º ano, e melhorar os resultados nas avaliações externas. A metodologia da iniciativa é desenvolvida em parceria com os professores de Língua Portuguesa e da sala de leitura, em todas as turmas da escola, do Infantil II ao 8º ano. Cada aluno recebe a cabeça da centopeia e fixam na sala de aula. Os alunos vão pegando livros emprestados e levam para casa, para que após a leitura, eles façam a socialização das histórias lidas, no qual é determinado um dia da semana para este momento de contação de histórias. Após a socialização, cada aluno recebe uma peça para ir montando a sua centopeia. De acordo com a professora Solange, o projeto é desenvolvido também em parceria com os pais, onde semanalmente, o pai ou responsável vai à escola fazer a contação de história. Além do Crato, os municípios que compõem a Crede 18 são os seguintes: Altaneira; Antonina; Araripe; Assaré; Campos Sales; Nova Olinda; Potengi; Saboeiro; Salitre; Santana do Cariri; e Tarrafas. Também participaram do evento, a Secretária Adjunta de Educação do Crato, Tereza Mônica; e a Gerente da Célula do Programa Mais PAIC no Crato; Tatiane Noronha.