NOTÍCIAS

26-NOV-2021

Prefeitura do Crato implanta Patrulha Maria da Penha e entrega novos fardamentos às forças de segurança

#SEGURANÇA POR COMUNICAÇÃO 26 DE NOVEMBER DE 2021

No Dia Internacional pelo Fim da Violência contra a Mulher, 25 de novembro, a Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Segurança Pública, realizou, na sede do Paço Municipal, solenidade para a implantação da Patrulha Maria da Penha, e entrega dos fardamentos dos agentes do DEMUTRAN, Guarda Civil Metropolitana (GCM), e Defesa Civil. O objetivo é prevenir a violência contra a mulher, e proteger as mulheres agredidas.

A patrulha funcionará 24 horas, com nove guardas civis metropolitanos, dividida em três equipes. Ela irá atuar em duas funções: na área administrativa, com a organização das ordens judiciais; e na parte operacional, com a realização das visitas preventivas às pessoas que tem medidas de proteção estabelecidas pelo judiciário, e em caso de ocorrência em flagrância, atender a ocorrência de violência contra a mulher. A Patrulha Maria da Penha irá atuar integrada com órgãos e equipamentos da segurança pública, assistência social, e Conselho Municipal dos Direitos da Mulher Cratense.

Durante a solenidade, o prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, parabenizou todos os servidores que compõem os equipamentos da segurança pública, pelo trabalho realizado no combate à pandemia, e enalteceu o papel da Patrulha Maria da Penha na proteção às mulheres que sofrem algum tipo de violência. "Este é um momento importante para a sociedade cratense. A Patrulha Maria da Penha foi criada a partir de um diálogo franco e aberto com os movimentos de mulheres. Mulheres estas de fibra, de garra, que têm feito a diferença e mostrado a violência contra a mulher aqui no Crato", disse.

A Presidente do Conselho da Mulher, Jaiane da Silva, agradeceu a gestão por ter incluído no plano de governo a implementação da Patrulha Maria da Penha. "Esse ano é histórico para nós. Participamos de todo o processo formativo dessa patrulha. A partir disso, precisamos que os nossos direitos sejam garantidos, mais políticas que combatam a violência contra as mulheres", frisou.

O secretário de Segurança Pública, Coronel Jarbas Freire, destacou dois momentos relevantes para as forças de segurança do município. O primeiro foi o trabalho realizado por estes órgãos no combate a pandemia, e o segundo é a criação da Patrulha, que é mais um equipamento que será regido pela Guarda Civil Metropolitana. "São duas importantes lembranças que temos nesse momento, e que irão fortalecer a segurança dos nossos munícipes", disse.

Para a vereadora Mariângela Bandeira, no ato representando o presidente da Câmara Municipal, vereador Florisval Coriolano, e autora do requerimento que sugeriu a implementação da Patrulha Maria da Penha no Crato, hoje é um dia de muita alegria, muita satisfação. "Agradeço a gestão pela sensibilidade de voltar os olhos para nós mulheres. Precisamos de proteção. Hoje é dia de vitória, de conquista, de alegria", disse.

Reconhecimento

Na ocasião, em reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelas forças de segurança no combate à pandemia do novo coronavírus, a Prefeitura do Crato entregou a Comenda de Honra ao Mérito a Guarda Civil Metropolitana; Demutran, Defesa Civil e ao Centro Integrado de Operações e Emergências Municipais (CIOEM).

Também estavam presentes na solenidade, o vice-prefeito do Crato André Barreto; o Chefe de Gabinete, Fabiano Brasil; o Chefe Adjunto de Gabinete, Rondinele Brasil; o secretário adjunto de Segurança Pública, Raimundo Nonato; os vereadores Pedro Lobo; Dr. Dudé Moraes; Lurdes de Carlim; Tancredo Ribeiro e Raimundo Nonato; o defensor público Rafael Vilar; a Delegada da Delegacia da Mulher, Camila Brito; o Delegado Regional Luiz Eduardo; o presidente da CDL Crato, José Alves Lobo; o secretário de Segurança Pública de Juazeiro do Norte, Dorian Lucena; e os representantes do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar, e do movimento de mulheres, além de outros secreátrios municipais e servidores.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Saúde Há 1 dia(s)

Centro de Especialidades realiza cerca de 34 mil atendimentos em um ano

O Centro de Especialidades do Crato, popularmente conhecido como "Posto da Grota", inaug [...]

#Infraestrutura Há 1 dia(s)

Mercado Walter Peixoto: 95% da reforma concluída e 53 boxes já entregues

Um dos maiores mercados públicos do interior do Ceará está prestes a ser entregue à popu [...]

#Saúde Há 1 dia(s)

Crato é o primeiro município da região do Cariri a iniciar a vacinação das crianças de 10 e 11 anos

Um dos momentos mais esperados para os cratenses chegou. Com quase mil doses aplicadas, [...]

#Saúde Há 2 dia(s)

Crato divulga boletim Coronavírus

A Secretaria de Saúde do Crato apresenta seu boletim diário e informa que até este domin [...]

#Saúde Há 2 dia(s)

Covid-19: Crato começa a vacinar crianças de 10 e 11 anos nesta segunda-feira, 17

A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Saúde, inicia nesta segunda-feira, 17, [...]

#Saúde Há 3 dia(s)

Vigilância Sanitária do Crato orienta sobre as síndromes gripais e Covid-19 nos mercados

Com o objetivo de promover ações de saúde no combate ao surgimento de novos casos da Cov [...]

#Saúde Há 3 dia(s)

Crato divulga boletim Coronavírus

A Secretaria de Saúde do Crato apresenta seu boletim diário e informa que até esta sexta [...]

#Esporte Há 5 dia(s)

Crato em Movimento promove diversão e conhecimento em Colônia de Férias

A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Esporte e Juventude (SEJU), está realiz [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Um pouco insatisfeito

Neutro

Um pouco satisfeito

Muito satisfeito